As oportunidades do patrocínio favorecem tanto a empresa como o patrocinado.
Atuar como patrocinadora abre um leque de possibilidades e benefícios. A Bless Logística Internacional também exerce esse papel fundamental e vai explicar sobre o mercado de patrocínio e sua colaboração.
Ao procurar um patrocínio, o atleta está em busca de visibilidade. Quando uma parceria é selada, o esportista consegue auxílio para custear treinos, tratamentos médicos, vestimenta adequada, suplementos e outras necessidades que compõem este meio.
Associar sua marca a um atleta, evento esportivo, clube, etc., é uma excelente forma de se divulgar, já que cada vez mais esportistas têm ido atrás das marcas.
E pensando nas vantagens que a ação traz, empresas de pequeno e médio porte também vêm apostando nesse investimento que leva ao alcance regional e, às vezes, até global, dando a oportunidade de uma percepção maior à empresa e seus valores.
Vantagens de atuar como patrocinador
A primeira vantagem e o principal motivo dos patrocínios para as duas partes, é a visibilidade que se obtém ao colocar seu nome estampado em algo usado por atletas e determinar qual será sua cota de espaço evidente, considerando que o esportista também pode ter a ajuda de outras empresas, desde que sejam de outro segmento e não concorrentes. Além disso, é possível expor positivamente sua marca por meio de postagens em redes sociais, ressaltando a parceria entre ambos, sendo esse um custo-benefício vantajoso para os dois lados, o qual não precisa de tanto gasto com publicidade em televisão, outdoors, e outras formas de propaganda tradicional. Essa visibilidade precisa ser acordada entre todas as partes para saber quais serão os compromissos para divulgação de imagem e/ou nome.
Outro ponto, é que mostra sua preocupação com algo que transforma vidas e encoraja pessoas que querem seguir carreira num determinado esporte, motivando na formação de cidadãos mais conscientes e focados em seu objetivo, visto que esses fatores são algumas das premissas esportivas.
Além disso, o esporte tem como característica sua relação na melhora da saúde e de bem-estar, proporcionando uma vida mais saudável a quem pratica alguma atividade, associando a marca a essa preocupação e fomentando qualidade de vida através do esporte.
Estímulo através do patrocínio
Para o atleta, contar com um patrocinador, mostra que tem alguém que acredita no potencial dele, fazendo com que outras pessoas passem a olhar para ele da mesma forma e arrumando mais patrocínios, o que acaba motivando ainda mais a pessoa a acreditar naquele ideal, assim como a manter seu foco e ter disciplina.
A empresa pode ganhar novos clientes voltados para o segmento de esporte, por exemplo, atuar na importação desses produtos, fabricação de itens esportivos, venda e afins, e atingir um público específico e fiel, além de se tornar referência a partir do atleta que você auxilia com o patrocínio, tanto no segmento esportivo como no nicho dos seus serviços, ganhando mais espaço no mercado.
A Bless como patrocinadora da surfista Gabrielle Muntaner
A Bless é uma empresa que começou nesse mercado patrocinando a jovem surfista Gabrielle Muntaner. A jovem inspira muitas meninas a buscarem o sonho de ser campeãs e representantes do surfe, um esporte que é majoritariamente marcado pela presença masculina.
Metas e objetivos de ambos foram considerados para a parceria acontecer. Levar em consideração os propósitos que patrocinador e patrocinado devem considerar na hora de fechar uma colaboração.
Foco, treinamento, determinação, objetivo e persistência, foi o que levou Gabrielle Muntaner, natural de São Vicente, até a Bless.
Quando ela entrou em contato com a empresa através das redes sociais em agosto de 2021, na época com 15 anos, se apresentou como atleta de Santos, em busca de patrocínio para os eventos de surfe que estavam chegando. A Bless respondeu em setembro do mesmo ano, mas devido ao momento complicado que foi a pandemia da Covid-19, era difícil fechar um contrato de apoio, por esta razão, ela entrou em contato novamente no ano seguinte.
Foi aí que a Bless notou que a garota tinha seus ideais e que estava diante de uma pessoa com foco, objetivo na vida e persistente naquilo que almeja, pois no dia 19 de março de 2022, ela entrou em contato novamente.
A Bless Logística Internacional tem a mesma filosofia da jovem surfista, por isso, dessa vez, não descartou a possibilidade de apoiá-la logo após uma reunião em 26 de abril do ano passado, para entender melhor como funciona um patrocínio.
A surfista buscava o apoio de empresas e encontrou a Bless, que atua num segmento importante para a cidade de Santos, comércio exterior e logística.
Para a empresa se tornar principal patrocinadora da jovem, foi assinado um contrato prevendo inclusive um apoio remunerado, em contrapartida, a surfista divulga a marca da Bless.
Para atletas, essa ajuda é um grande incentivo, pois nem sempre há apoio governamental, sendo essa a principal razão que os esportistas vão atrás de patrocínio por contra própria. Cabe as empresas privadas, acreditarem no potencial e ganhar visibilidade com o atleta de forma positiva, que é a luta por patrocínio de pessoas com foco e determinação na vida.
A Bless foca no bem-estar dos negócios e dos esportistas, e quando o assunto é eficiência logística, está preparada e equipada para oferecer a melhor solução com custo-benefício customizado para você, pois é sua parceira ideal para o transporte de sua carga.